tratamento de peleAntes de iniciar qualquer tipo de tratamento e utilizar algum produto, é preciso saber qual o seu tipo de pele. Muitas vezes, as reações alérgicas ou os bons resultados que você tanto espera não aparecem pela falta de cuidado ao identificar o seu tipo de pele e ao escolher produtos inadequados.

Veja quais são os tipos de pele e suas características:

Oleosa

Devido à ação da seborreia, que produz constantemente pequenas quantidades de gordura, a pele oleosa fica com os poros dilatados, tirando sua uniformidade. Possui um aspecto brilhante por conta da oleosidade que, na maioria das vezes, é a principal causa da acne. Esse tipo de pele pode ser decorrente tanto pela herança genética, como pela ingestão de alimentos gordurosos, problemas hormonais, stress e excesso de exposição ao sol.

Para as peles oleosas, recomendam-se os produtos sem óleo em sua formação, podendo optar por fórmulas com ácidos e loções adstringentes que ajudam no controle da oleosidade. Escolha sempre produtos em gel, fluido ou loção, pois permitem que a pele respire, não obstruindo os poros.

A área dos olhos é a única que não é oleosa, mas também precisa de cuidados. Então, a dica é aplicar um creme nutritivo apenas nessa região.

Seca

A pele seca tem um aspecto áspero, opaco, sem elasticidade e com tendência à descamação, devido à produção insuficiente de sebo pelas glândulas sebáceas. Ela causa uma sensação de repuxamento. Pessoas com esse tipo de pele tendem a desenvolver rugas e rachaduras mais facilmente.

Para as peles secas, recomendam-se os produtos em creme, pois contém óleo, o que evita a desidratação das células, que muitas vezes se dá pelo uso de produtos com álcool. Para prevenir o ressecamento, evite banhos quentes e prolongados e use hidratantes com componentes antioxidantes, como vitamina E, A e C.

Mista

A pele mista é justamente a junção de regiões secas e oleosas. A parte seca normalmente são as maçãs do rosto e as oleosas na zona T (testa, nariz e queixo).

O melhor para as peles mistas são os produtos de dupla ação, pois hidratam as regiões secas e controlam a oleosidade nas outras áreas. Importante: Os adstringentes só podem ser aplicados na zona T e os hidratantes que possuem óleo somente nas regiões secas.

Dica: É preferível usar o filtro solar em gel ou spray para evitar os cravos e espinhas.

Normal

A pele normal possui poros pouco visíveis, uma textura delicada, lisa e saudável. Funciona equilibradamente, apresenta poros fechados, tem um brilho natural e um aspecto de pele hidratada. Porém, tem uma tendência a tornar-se seca. Para evitar o ressecamento, recomendam-se produtos em creme, principalmente para mulheres acima de 40 anos que, pela diminuição de hormônios, tendem a ter uma pele ainda mais seca.