pele bonita e limpaPara manter sua pele bonita e saudável, é preciso ter hábitos diários e uma boa disposição para cuidar da saúde. Todo o cuidado com o corpo se reflete na pele.

As principais atividades que precisam fazer parte de sua "rotina de beleza" são:

 Limpeza, Tonificação e Hidratação

Limpeza

Tem a finalidade de remover as células mortas, maquiagem, secreções sebáceas e impurezas, deixando a pele em condições favoráveis para receber qualquer produto. O ideal é fazer a limpeza de pele pela manhã e pela noite. Veja como:

1º Prenda os cabelos.

2º Molhe o rosto com água morna ou fria.

3º Aplique o sabonete específico para a sua pele (nunca use o sabonete de corpo), fazendo movimentos circulares leves com os dedos.

4º Enxágue bem e não deixe nenhum resíduo na pele.

5º Seque o rosto sem esfregar a toalha.

Hidratação

A nossa pele mantém a hidratação natural através do manto hidrolipídico, mas os agentes externos, como exposição ao sol, vento, frio, umidade faz com que a pele desidrate. Por isso a importância de hidratar a pele todos os dias, para reconstituir o manto, proteger a pele e proporcionar umedecimento, maciez e flexibilidade.

Portanto, depois de limpar a pele, passe um hidratante, de preferência com vitaminas A, C e E, e com filtro solar (para o dia).

"Mas e se minha pele for oleosa, posso hidratá-la da mesma forma?"

Todos os tipos de pele precisam de hidratação; porém, quem tem a pele oleosa deve ter o cuidado de comprar hidratantes que não sejam à base de óleo ou gordurosos.

Tonificação

Os tônicos fazem uma limpeza ainda mais profunda, pois retiram toda a oleosidade, os resíduos mais profundos, além de estimular a circulação sanguínea, deixá-la com um tônus mais saudável, equilibrar o pH (potencial hidrogênico), e com a sensação de pele fresca.

Cuidado!

Quem possui a pele muito seca, deve evitar os tônicos à base de álcool, pois podem retirar toda a oleosidade da pele, deixando-a completamente ressecada.

Além desses três cuidados básicos, há outros que também devem ser lembrados:

Filtro solar

O sol causa uma desestruturação do colágeno, sendo assim o filtro solar deve ser utilizado diariamente para evitar as manchas na pele, envelhecimento precoce, e possíveis doenças, como o câncer. O protetor é primordial para a saúde da pele!

Depilação com Cera

A depilação com cera é um método muito utilizado por mulheres, que auxilia na retirada do pêlo da raiz e ajuda também na limpeza da pele, deixando-o cada vez mais fino e levando mais tempo para crescer.

Água

mulher bebendo águaA água é essencial para o funcionamento de todo o organismo, inclusive da pele. O ideal é ingerir grandes quantidades de água durante o dia, se possível 2 litros, pois é essencial para a absorção de nutrientes e para a hidratação da pele.

Sono

O sono é o momento de reparo dos gastos de energia que tivemos durante o dia. Portanto, uma boa noite de sono permite que essa reposição de energia seja feita de forma mais eficaz, proporcionando benefícios para a pele também. Além disso, noites mal dormidas impedem a liberação do GH, o hormônio da juventude que é liberado durante a noite.

Exercícios Físicos

Os exercícios são sempre positivos quando praticados adequadamente, ajudam na oxigenação, eliminação de toxinas e regeneração da pele. Além disso, possuem um efeito anti-inflamatório sobre as células, auxiliam na produção de colágeno e tem efeito hidratante.

Alimentação

Para manter uma pele saudável, é preciso ter uma alimentação equilibrada, pois os nutrientes que o corpo recebe também nutrem a pele. A dica é ter uma dieta rica em frutas, carne branca, verduras e legumes e para quem deseja obter resultados ainda melhores, uma dieta de anti-radicais livres.

Fumo e Álcool

O cigarro faz com que a quantidade de oxigênio e nutrientes vitais para a pele diminuam, além de acelerar o processo de diminuição de colágeno, fazendo com que a pele resseque e enrugue cada vez mais rápido. O álcool, quando ingerido em excesso, desidrata a pele, a deixa mais suscetível a obter marcas, descoloração, flacidez e causa o rompimento de vasos.